quarta-feira, 14 de maio de 2008

Cake Designer

Cake designer, um nome pomposo suponho de origem inglesa, que denomina quem trabalha com bolos e sua decoração. Em Portugal é recente esta arte, apesar de nos ultimos tempos terem surgido imensas (os) cake designers. No inicio quando fazia uma pesquisa no Google - bolos decorados ou cake designers - só conseguia sites/blogs principalmente do brasil e U.K. varios também, hoje aparecem já muitos portugueses o que é bom. Sempre naveguei muito por sites, para tirar ideias, ver, pois aprendi sempre sosinha, copiei muitas ideias, copiei muitos modelos tenho centenas de imagens de bolos guardadas, onde quando preciso recorro com o objectivo de aprender mais, fazer mais e melhor. Dai considerar o nome excessivo, para mim cake designer como o proprio nome indica é quem elabora o design de um bolo, não quem decora. Pois eu consigo fazer cópias fieis de bolos de cake designers, mas o desenho não é meu, não fui eu que o idealizei, tenho muitos que são origem da minha cabeça e posteriormente das minhas mãos. Mas mesmo assim ainda não me intitulo cake designer. Será ainda um sonho, que heide alcançar, mas actualmente considero que como negocio rentavel ainda não existe em Portugal a cultura de pagar por um bolo deste genero o valor que ele merece. Assim dedico-me a faze-los tentando não me exceder para que possam ser comercializados sem custarem o preço de uma obra de arte. Talvéz esteja errado da minha parte, tenho pensado nisso.
Voltando ao tema deste post, infelizmente há quem além de se intitular cake designer ainda "rouba" as imagens de bolos decorados por outros e as publica como sendo suas, desde que me iniciei nesta arte que é das coisas que mais me encomoda. Não me encomoda a concorrencia pois sou da opinião que à espaço para todos e é daqueles trabalhos que ou se tem jeito ou não se tem, conquistam-se os clientes/admiradores pelo talento, pelo sabor etc.
Mas publicar trabalho de outros é desonesto para quem elaborou o trabalho, para quem adquire pois vai adquirir gato por lebre, pois por muito bem que se trabalhe e copie, cada um, e quem faz bolos sabe do que estou a falar tem o seu estilo proprio.
Esta mensagem vem na sequencia de um blog que visitei onde uma sra. que se dá ao luxo de dar workshops publica imagens quen não são dela, inclusive para os workshops. Uma perfeita aldrabona. " mangarosadoces.blogspot.com"
Como recentemente também tenho visitado alguns blogs onde se queixam de roubo de imagens apeteceu-me denunciar aqueles que descobri e irei faze-lo sempre que os encontrar, por norma deixo-lhes uma mensagem desta vez fui mais longe. Não tenho as minhas fotos protegidas pois não me incomoda que as copiem, mas incomoda-me pessoas desonestas.

2 comentários:

Reconstruido Sonhos e Metas disse...

Cara senhora, se tivesse lido o meu blog com olhos de LER e não de dizer o que está mal. tinha visto que há uma nota onde conta os creditos das fotos que não são minhas, bem como os agradecimentos pelas autorizações em publica-las. Tal como a Sofia, sou mãe de 3 filhos e é este o meu ganha pão, nunca aldrabei ninguem, tenho formação profissional, carteira profissional e CAP para dar aulas, peço-lhe a gentileza de tirar esse comentário desagradável, feio e mau educado, pois a sra nao me conhece de lado nenhum, bem como nunca me viu a trabalhar, e quando aos comentarios que deixou no meu blog, poderia ao menos ter deixado o seu contacto, mas pelo contrario, so me ofendeu e tenteou humilhar, sem me dar nunca o direito de resposta. Não tenho tempo para esse tipo de coisas Sofia, sou pai e mãe, tenho um filho com uma necessidade especial e muito sinceramente, não vi o porque de tanta confusaõ. Se eu ofendi a Sofia de alguma maneira, sinceramente peço desculpa, nunca quis ferir ninguem, mas não tenho recurso financeiro para fazer um bolo apenas para fotografas, e durante algum tempo estava mesmo sem maquina fotografica o que me levou a por algumas imagens que não sao minhas como mero exemplo, sem nunca dizer que fui eu quem fiz, e agradecendo no final da pagina. Agradeço a si tanto afinco nas suas ideia, mas honestamente, pode usar sua determinação em coisas mais positivas.

Muito grata pela atenção que me foi dispensada, pois sei que a sofia visitou meu blog inumeras vezes, espero que va outras tantas, espero por si.

Um abraço e votos de bons negocios.

michelle lima

Cristina Martins disse...

Boa tarde, sofia,

Sou brasileira e acabei de chegar em portugal, estou na cidade de Braga, e também faço bolos, doces e salgados.
estou com dificuldades de encontrar material para trabalhar por aki. gostaria de saber se vc pode me ajudar nesse sentido.

Muito Obrigada,

Cristina Salathiel.